
"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas"
Livro escrito por: Joaquim Maria Machado de Assis
A obra se passa no final do século XIX e se destaca como um romance com teor realista, no qual o personagem principal (que se denomina defunto-autor sendo o protagonista e o narrador) resolve, depois de morto (vítima de pneumonia), contar a história da sua vida, desde o seu nascimento até a sua morte. Essa narrativa não segue, porém, ordem cronológica, são partilhadas histórias vividas por Brás Cubas a partir de seu próprio ponto de vista e com uma visão notoriamente pessimista.
Durante sua infância Brás Cubas recebe a alcunha de "menino diabo" pois fazia seu menino escravo Prudêncio de cavalo, colocando freio e chicoteando-o. Ademais, ele escreve também sobre seu amigo Quincas Borba que torna-se o filósofo responsável pela teoria do humanitismo.
Em jovialidade, o autor comenta sobre sua relação com Marcela, uma prostituta de luxo por quem Brás se apaixona, o encantamento do protagonista contrasta com o interesse apenas de proveito material por parte da moça que segundo Brás Cubas o amou "durante quinze meses e onze contos de réis". Preocupado com esse relacionamento, o pai de Brás Cubas decide enviar o filho para estudar em Coimbra, Portugal, onde ele se forma em direito e ao retornar apaixona-se por Virgília, no entanto a nova paixão do protagonista decide casar-se com Lobo Neves, um político de maior influência na época. Apesar o casamento, os amantes Virgília e Brás Cubas encontram-se às escondidas numa casa alugada, Dona Plácida, ex-costureira de Virgília encobre todos os encontros da patroa. Após algum tempo, Lobo Neves quase consegue se tornar ministro mas morre dias antes de sua nomeação. Quincas Borba fica louco e Marcela morre em um hospital de caridade.
No final, Brás Cubas chega ao outro lado de sua vida onde ressalva: "Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria".
PERSONAGENS PRINCIPAIS
BRÁS CUBAS Narrador-defunto e personagem principal. Escreve o livro de suas memórias depois de morto e sobre sua vida no Rio de Janeiro.
VIRGÍLIA Amante de Brás Cubas, casou-se com Lobo Neves por status e apesar de seu caso amoroso com Brás, é uma esposa dedicada a seu marido e família.
MARCELA Primeira amante de Brás Cubas, uma prostituta de luxo.
LOBO NEVES Marido de Virgília com grandes ambições políticas e quase vira ministro.
QUINCAS BORBA Antigo colega de Brás Cubas, se torna mendigo. É o grande conselheiro do narrador, filósofo e acaba perdendo o juízo.
COTRIM Cunhado de Brás Cubas, casado com sua irmã Sabina. Preocupado com movimentos de Brás para não manchar a imagem da família.
D. PLÁCIDA Ex-costureira de Virgília a quem confia a casa para os encontros do casal amante.
Kommentare