top of page

[RESENHA]: Orgulho e Preconceito

Foto do escritor: Hiandra MotaHiandra Mota

"Tentei lutar, mas em vão. Não consigo mais. Não posso reprimir meus sentimentos. Você tem de me permitir dizer com quanto ardor eu admiro e amo você."


Livro escrito por: Jane Austen


A obra contêm grandes críticas sociais, ainda mais quando consideramos a época em que foi escrita.

A história se passa em uma área rural na Inglaterra do século XIX onde a família Bennet leva uma vida pacata e simples. Elizabeth Bennet, a protagonista da história, é uma bela jovem de personalidade forte e opiniões muito à frente de seu tempo. Lizzie, como é chamada por seus familiares, é considerada um caso perdido, para sua mãe, ela jamais conseguiria se casar pois suas atitudes não condiziam com o comportamento padrão da época.

A vida dessa família muda quando Mr. Bingley decide passar um tempo em uma propriedade no campo muito próxima dos Bennet, acompanhado da irmã e de seu melhor amigo, Mr.Darcy. Com a chegada dos rapazes, a mãe vê uma oportunidade de "desencalhar" a filha mais velha, Jane, decidindo aproximá-la do jovem rico Mr.Bingley, que logo se encanta pela beleza da moça. Caroline Bingley, sua irmã, prontamente se mostra contrária ao possível relacionamento, devido à classe social de Jane Bennet, considerando-a inferior.

Mr. Darcy acompanha a opinião de Caroline, considera as pessoas simples do campo inferiores e fere o orgulho de Lizzie quando admite achá-la tolerável. A moça, por sua vez, nota a postura do jovem, acha Mr. Darcy ignorante e o repudia, devolvendo as implicâncias na mesma moeda. A relação dos dois portanto, é pautada pelo preconceito e pela paixão, dois sentimentos completamente antitéticos. No decorrer da obra, Lizzie e Mr.Darcy se mostram humanos, completamente suscetíveis aos erros e defeitos, mas que amadurecem em meio aos problemas.

Observamos ao longo do texto, o preconceito que gira em torno das classes e a grande importância dada ao dinheiro pelos mais abastados, Austen coloca em seus personagens caricaturas sociais, através deles, portanto, conseguimos entender o padrão da sociedade inglesa da época, ondes os casamentos eram vistos como meros acordos comerciais. O romance retratado por Jane Austen nessa obra, não precisou de beijos nem cenas profundamente íntimas e descritivas, a autora é capaz de envolver completamente o leitor com sua escrita, fazendo-o sentir cada angústia , tristeza e felicidade vivenciados pelos personagens.


 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

©2020 por Hiandra Mota criado com Wix.com

bottom of page