top of page

[RESENHA]: Romeu e Julieta

Foto do escritor: Hiandra MotaHiandra Mota

"O amor é fumaça formada pelos vapores dos suspiros. Purificado, é fogo chispeante nos olhos dos amante. Contrariado, um mar saciado pelas lágrimas dos amantes. Que mais ainda? Loucura prudentíssima, fel que nos abafa, doçura que nos salva."


Autor: William Shakespeare


A história se passa em Verona, no interior da Itália, os protagonistas são o casal apaixonado: Romeu Montecchio e Julieta Capuleto. A cidade é palco de uma rivalidade entre duas famílias tradicionais da Itália: os Montecchio e os Capuleto.

Romeu, filho único da família Montecchio, estava namorando com Rosalina quando se apaixonou perdidamente pela jovem Julieta Capuleto em um baile de máscaras. A jovem também já estava prometida para Páris, um rapaz de grande influência na cidade de Verona, porém abandona todos os planos de sua família para ouvir a voz de seu coração e ficar com Romeu. Os jovens apaixonados, juntos vivem um romance proibido e odiado pela família de ambos, se casam às escondidas.

O livro retrata bastante a juventude, a linguagem não tem pudor, os amigos de Romeu por exemplo, falam abertamente sobre assuntos como, a sexualidade.

Tanto Romeu quanto Julieta possuem muitos pensamentos suicidas, sempre imaginam que o outro morreu ou se algo de errado acontece eles planejam se matar. Notamos no livro a grande imaturidade de ambos se considerarmo que foi um amor à primeira vista, era uma paixão tão intensa que mesmo sem conversarem direito já fizeram juras de amor eterna um ao outro. O ponto alto dessa peça é sem dúvida a impulsividade de uma juventude imatura, que mesmo sem entender o que é o verdadeiro amor se submete a loucuras por uma paixão.

Uma briga acaba gerando a morte de Teobaldo (primo de Julieta) e Mercúrio (amigo de Romeu), após esse acontecimento, Romeu é exilado pelo príncipe de Verona e Julieta fica inconsolada pela partida do amado. A jovem pede ajuda ao frade que realizou seu casamento e ele aconselha Julieta a tomar uma poção para que pareça morta, e Romeu desesperado suicide. A jovem assim o fez, ao ser encontrada pelo amado, Romeu toma um veneno e acaba morrendo. Ao acordar, Julieta vê o amado já morto e se mata com um punhal. Após a tragédia dos jovens amantes. as famílias Montecchio e Capuleto decidem fazer um acordo de paz.

Se você leitor sabe inglês, eu recomendo que você leia o livro em sua língua original pois a tradução para a língua brasileira perde um pouco das rimas de Shakespeare, no entanto, em português ou inglês o livro continua sendo bastante emocionante.

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

©2020 por Hiandra Mota criado com Wix.com

bottom of page